2022-11-02
O Beira-Mar surpreendeu o favorito e histórico Queluz, que milita na Proliga, apurando-se de forma justa para a próxima eliminatória.
Num início de partida equilibrado, o Beira-Mar conseguiu, fruto de um jogo muito consistente, passar para a frente do marcador já bem perto final do quarto, obtendo inclusive uma ligeira vantagem no final do mesmo (18-13).
O Queluz reagiu, muito dependente da grande qualidade do seu Norte-Americano, Tyree Crump, que começava a dar mostras de querer liderar todas as operações ofensivas da sua equipa. O treinador do Beira-Mar, fazendo uma rotação criteriosa do seu banco (muito bem estiveram todos os jogadores que saltaram do banco), pára o jogo numa altura em que o Queluz já liderava (26-28). Os últimos 5 minutos da primeira parte juntaram uma percentagem de lançamentos exteriores do Queluz elevadíssima a um período de desacerto e desnorte do Beira-Mar, possibilitando a maior vantagem até então aos visitantes (35-47), com Tyree Crump (6 triplos) a contabilizar 25 dos pontos da equipa. Um resultado penalizador para a boa primeira parte dos beiramarenses, que só pecaram no jogo exterior (nenhum concretizado).
Quando tudo parecia estar a encaminhar-se para o aumento do domínio do Queluz, o Beira-Mar com um parcial de 5-0 voltou a fechar o jogo e dar mostras de conseguir inverter a tendência do marcador.
Fruto de uma mudança defensiva (absolutamente decisiva) e melhoria a nível ofensivo (com jogo exterior finalmente a aparecer), comandados de forma cerebral pelo Tiago Nazário e aproveitando também o aparecimento do jogo exterior do Jaylin Reed e João Pinto, a aproximação no marcador era cada vez mais notória, obrigando o treinador do Queluz a parar a partida quando já só vencia por 4 pontos (55-59) a meio do terceiro período.
Nada parecia travar a cavalgada no marcador do Beira-Mar, que conseguindo "parar" o jogador norte-americano do Queluz, fruto da excelente exibição do Miguel Praça nesse capítulo, voltaram à liderança na partida 69-67 (34 pontos anotados neste período)
Com o Queluz a continuar a depender quase em exclusivo do Tyree Crump, o treinador Rui Pedro refresca o seu defensor direto, colocando nessa missão Bernardo Almeida que esteve igualmente irrepreensível.
O Tiago Nazário continuava a liderar, e de que forma, o jogo ofensivo dos auri-negros, pontificando nesta fase Jacquelino Mendonça (que grande jogo fez contra as "torres" adversárias) e João Pinto (jogo muito esclarecido com lançamentos exteriores em momentos decisivos). Mesmo assim, o Queluz continuava a equilibrar, fruto do jogo exterior (14 triplos no total), agora pelas mãos do Diogo Lopes e Josimar Cardoso.
Um jogo de parada e resposta até bem perto do final, altura em que o Beira-Mar consegue uma decisiva vantagem de 8 pontos faltando somente um minuto do fim.
Realce para o apoio decisivo e constante do público presente, sem dúvida uma das chaves para a galvanização da equipa e apuramento para a próxima fase.
Para além do MVP Jacquelino Mendonça com 34 pontos e 21 ressaltos, estiveram em plano de destaque o Tiago Nazário (15), Jaylin Reed (18) e João Pinto (13), além do Miguel Praça e Bernardo Almeida que foram decisivos no "desaparecimento" do jogo (na segunda parte) do poderoso Tyree Crump (37 pontos, com somente 12 pontos concrerizados na segunda parte).
Na próxima eliminatória o Beira-Mar irá receber outro histórico, o Belenenses, de novo em Aveiro.
Estatística: Tiago Nazário (15), Jacquelino Mendonça (34), Bernardo Almeida, João Pinto (13), Jaylin Reed (18), Alexandre Nunes (2), João Cabral (2), Rúben Nogueira (2), Miguel Costa e Miguel Praça (7).
Parciais: 18-13, 17-34 34-20, 24-20
VOLTAR SC Beira-Mar vai a Odivelas na Taça de Portugal
Basquetebol
Rui Nazário segue no leme!
Basquetebol
Conhecida a Série dos Seniores de Basquetebol!
Basquetebol
Jovens do SC Beira-Mar no Europeu Sub-16
Basquetebol
Depois da Taça Nacional, o Título Distrital!
Basquetebol
Sub-14 na disputa da Taça Nacional
Basquetebol
Sub-16 são Vice-Campeões Nacionais!
Basquetebol
Sport Clube Beira-Mar
O Sport Clube Beira-Mar é um clube eclético português com sede em Aveiro, nomeado em alusão ao bairro aveirense com o mesmo nome e oficialmente fundado na Passagem de Ano de 1921 para 1922, numa sessão que começou na noite de 31 de Dezembro de 1921 e que culminou no dia seguinte, 1 de Janeiro de 1922.
Últimas Notícias
Paintball teve um ano com pinta!
Paintball