Karate

O Karate Beira-Mar foi fundado em Setembro de 2017 por um grupo de praticantes locais liderados pelo Sensei Hugo Simões.

Desde a sua criação que a prática desportiva desenvolvida nesta secção tem como referência metodológica os princípios do Karate-dō oriundo de Okinawa (Japão) e, numa perspetiva de luta ancestral, as bases motriciais dos sistemas chineses de combate corporal sem armas (inerme). O Karate do SC Beira-Mar tem como objetivo central da experiência marcial, a prática corretamente orientada do karate, independentemente da idade ou sentido motivacional. 

Institucionalmente, o Karate do SC Beira-Mar encontra-se filiado na Federação Nacional de Karate – Portugal (FNK-P) e na Associação de Karate de Viseu (AKV). Internacionalmente encontra-se vinculado à Japan Karate Federation - Goju-Kai (JKF-GK) e à Seiwakai. 

Atualmente, desenvolvem as suas atividades de formação e de treino desportivo e competitivo no Estádio Municipal de Aveiro (sede), na Escola Secundária Dr. Mário Sacramento e no Ginásio XPTO (Gafanha do Carmo). Recebe nos seus dojos (ou seja, nos locais de treino) praticantes com idades compreendidas entre os 4 e os 60 anos. 

Todos os treinadores são possuidores do Título Profissional de Treinador/a de Desporto (TPTD) emitido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e de qualificações adicionais que permitem o exercício de funções técnico-pedagógicas em áreas como o treino infantil, o karate adaptado (nos domínios cognitivo e motor), a competição, a condição física ou defesa pessoal.    

Procuramos desenvolver nos nossos praticantes os valores da arquitetura espiritual do Homem, ou seja, percorrer com o OUTRO o caminho do BUDO. São, por isso, referenciais do estilo praticado no nosso clube o código ético inspirado pelo BUSHIDO, bem como, a linha GŌJŪ-RYŪ, emancipada primordialmente pelo Mestre Chōjun MIYAGI e robustecido em Portugal nos últimos anos pelo Shihan Abel FIGUEIREDO.

Mais informações: karate@beiramar.pt

Sport Clube Beira-Mar

O Sport Clube Beira-Mar é um clube eclético português com sede em Aveiro, nomeado em alusão ao bairro aveirense com o mesmo nome e oficialmente fundado na Passagem de Ano de 1921 para 1922, numa sessão que começou na noite de 31 de Dezembro de 1921 e que culminou no dia seguinte, 1 de Janeiro de 1922.

Contactos

Sport Clube Beira-Mar
Rua Campeão das Províncias
3800-121 Aveiro - Portugal

234 020 227

geralmascara@beiramar.pt