Basquetebol

A Secção de Basquetebol do Sport Clube Beira-Mar foi constituída em 1932, dez anos após a fundação do próprio Clube.
O Sport Clube Beira-Mar foi um dos três Clubes fundadores da Associação de Basquetebol de Aveiro (ABA) em 1932, juntamente com o Internacional Atlético Club e o Clube dos Galitos. Da comissão instaladora faziam parte Jaime Martins Lima (SC Beira-Mar), José de Oliveira Ferreira (Internacional) e Amílcar Amador (Galitos). A Câmara de Aveiro deu apoio construindo um campo no parque da cidade. 

A presença do SC Beira-Mar na modalidade, à semelhança do que também aconteceu com outros clubes, foi muito intermitente. Depois de ter equipas durante dois anos (em 1933/34 participou no Torneio Preparação e 1934/35 no Torneio Primavera), interrompeu a prática por oito anos, recomeçando em 1943/44 para mais seis anos não consecutivos até 1949/50, participando em diversos campeonatos regionais. Em 1950, deu-se nova interrupção até à década de sessenta. A partir dessa altura, até aos dias de hoje, mantém em atividade equipas masculinas e, mais recentemente, também femininas. Nos anos 70, 80 e 90, conquistou alguns títulos regionais de formação e Seniores Masculinos, tendo o escalão Sénior atingido o seu apogeu na década de 90 onde se estabeleceu no escalão máximo do basquetebol sénior nacional masculino, registando quatro presenças em competições europeias (Taça Korak) e ainda uma final da Taça da Liga, em quatro épocas consecutivas.

Os últimos 20 anos, a atividade refletiu um aumento assinalável do número de atletas (masculinos e femininos) e de equipas a vestir as cores "Auri-Negras" mas também ficaram marcados, em 2014, pela perda de um dos maiores patrimónios materiais do Clube, o Pavilhão do Alboi. A forte e convicta aposta nos escalões de minibasquete e formação valeu à Secção a atribuição do Certificado de Qualidade das Escolas Portuguesas de Minibasquete pela FPB e, apesar da carência de infraestruturas próprias para desenvolver a sua atividade, soube “fazer das fraquezas forças” e conquistar nos últimos anos vários títulos distritais e nacionais, catapultando a ida de atletas Beiramarenses às Seleções distritais e nacionais.

Mais recentemente, em 2015, num projeto destinado à equipa sénior, o SC Beira-Mar formalizou uma parceria com a Associação Académica da Universidade de Aveiro, com o objetivo de aproximar o Clube e Universidade e alargar o campo de recrutamento de novos atletas seniores. Esta parceria teve como ponto alto a subida da equipa sénior Beira-Mar/AAUAv à Proliga na época 2016/17.

Mais informações: basquetebol@beiramar.pt

Sport Clube Beira-Mar

O Sport Clube Beira-Mar é um clube eclético português com sede em Aveiro, nomeado em alusão ao bairro aveirense com o mesmo nome e oficialmente fundado na Passagem de Ano de 1921 para 1922, numa sessão que começou na noite de 31 de Dezembro de 1921 e que culminou no dia seguinte, 1 de Janeiro de 1922.

Contactos

Sport Clube Beira-Mar
Rua Campeão das Províncias
3800-121 Aveiro - Portugal

234 020 227

geralmascara@beiramar.pt