Centenário do SC Beira-Mar quer vincar "marca popular"

2021-10-30

Centenário do SC Beira-Mar quer vincar "marca popular"

Celebrações dos 100 Anos deram pontapé de saída com apresentação da Comissão Executiva.

Este sábado, no Estádio Municipal de Aveiro, o Sport Clube Beira-Mar apresentou as Celebrações do Centenário que arrancam a 1 de janeiro de 2022.

O programa que se irá prolongar por todo o ano, pretende unir e congregar Beiramarenses e Aveirenses em torno da paixão "Auri-Negra", honrar o passado e fazer o futuro vivendo o presente.

Com a presença de Sócios dos primeiros tempos, Entidades e Associações que nos honraram nesta cerimónia, foi dado o "pontapé de saída" com a apresentação da Comissão Executiva, alguns pormenores das iniciativas previstas e a imagem dos 100 Anos. 

“Um Clube popular”

A Comissão Executiva, composta por Rui Diniz (Vice-Presidente), Manuela Nunes, Albano Costa e António Soares, foi saudada por Afonso Miranda, Presidente do SC Beira-Mar, que aproveitou para enumerar algumas "pinceladas" do passado e traçar planos para o futuro.

"Agradeço a esta Comissão por dedicar o seu tempo pessoal para enobrecer e dar a este Centenário a dignidade que merece. O SC Beira-Mar é um Clube querido, vivido, mas que obrigatoriamente precisa de todos. Este ano, tivemos um momento importante, com a inauguração do Complexo de Campos de Treino, que nos permite voltar a sonhar. E estes próximos 100 Anos têm de ser o reflexo da aproximação e reestruturação deste Clube", disse Afonso Miranda.

Um dos pontos mais sublinhados pelo Presidente foi o desejo de que a "marca SC Beira-Mar com notoriedade nacional" seja a de um Clube "popular e das pessoas", que "não esquece a História" e "honre o passado". Para isso, pediu a participação de "todos" e "cada vez com mais Sócios, e que se confunda com a própria Cidade".

Pensar os próximos 100 Anos

Rui Diniz, Vice-Presidente do SC Beira-Mar e coordenador do Centenário, sublinhou a importância das celebrações dos 100 Anos  visando o futuro, recordando o primeiro texto dos estatutos: uma associação para promover a educação física, mas também a vertente social e cultural. "O nosso Clube conseguiu no passado e está a retomar no presente. É importante pensarmos no que vamos fazer nos próximos 100 Anos, perspetivando o Clube no futuro".

António Soares deixou uma mensagem de um Clube "mais aberto", terminando "o divórcio com a própria Cidade", deixando um repto aos Sócios mais antigos para que possam "fazer esse trabalho, terem esse gozo de passar a mística forte do Sport Clube Beira-Mar".

Antigo atleta e dirigente de basquetebol do SC Beira-Mar, Albano Costa, recordou os tempos do Alboi, "vividos com intensidade", deixando a nota para que os 100 Anos possam ser "de grande dignidade" enaltecendo a história "Auri-Negra".

Um Beira-Mar para todos

Manuela Nunes, praticante e ex-dirigente de Squash do Clube, reiterou a importância de um "Beira-Mar de todos e para todos" inclusive dos que "adotaram o Clube" mesmo não sendo naturais de Aveiro. "O plano das festas é longo, vai percorrer todo o ano e pretende ser uma festa de todos os Beiramarenses. Vamos englobar as Escolas, as Associações, marcar presença nas festividades da Cidade, vamos conseguir trazer o Baile de Carnaval à segunda-feira, como era tradição".

Uma novidade foi o retomar da ligação aos Estados Unidos onde, por força da emigração, o SC Beira-Mar tem forte implementação, além do anúncio da Gala Centenário e do Livro dos 100 Anos. Outras iniciativas serão divulgadas.

A imagem gráfica do SC Beira-Mar Centenário vai estar presente de forma transversal no "universo Auri-Negro" que arranca na Passagem de Ano a 1 de janeiro de 2022. 

Uma palavra final para os voluntários do SC Beira-Mar que contribuiram para a realização da sessão!

Bem vindos aos 100 Anos do SC Beira-Mar!

GALERIA CENTENÁRIO 

VOLTAR

Sport Clube Beira-Mar

O Sport Clube Beira-Mar é um clube eclético português com sede em Aveiro, nomeado em alusão ao bairro aveirense com o mesmo nome e oficialmente fundado na Passagem de Ano de 1921 para 1922, numa sessão que começou na noite de 31 de Dezembro de 1921 e que culminou no dia seguinte, 1 de Janeiro de 1922.

Contactos

Sport Clube Beira-Mar
Rua Campeão das Províncias
3800-121 Aveiro - Portugal

234 020 227

geralmascara@beiramar.pt