Código ético de Karate

2023-12-05

Código ético de Karate

Publicação oficial para praticantes

O código ético do Karate consiste num conjunto de regras de conduta com uma evolução contínua desde a criação da Arte Marcial.

O seu constante aprimoramento foi possível através dos contributos da filosofia de combate chinesa (Wude – “Wu”: marcial; “De”: moralidade) juntamente com os complementos por parte dos vários Mestres e com a influência do Bushido, um conceito desenvolvido pelos Samurais com base no Budismo-Zen, que proporciona os valores morais fundamentais para viver em comunidade.

Tendencialmente, na atualidade, a sociedade afasta-se desses valores, pelo que, a missão do Karateca é preservar e restaurar esses princípios, revivendo-os através do próprio exemplo.

Portanto, o Código ético do Karate deriva dos seguintes princípios:

1º HONRA (Meiyo) – Seguir e respeitar o código ético de forma justa, honesta e dignificante

2º LEALDADE(Chujitsu) - Ahonra não pode ser usada sem sinceridade para com os ideais. É imprescindível para que sejam cumpridas as obrigações e seja mantida a palavra dada.

3º SINCERIDADE (Seijitsu) - É este o princípio que permite a Lealdade e intimidade. Através da Sinceridade nas palavras e ações é possível evitar as disputas e ambiguidades. O ritual de Saudação (Rei), é uma expressão desse princípio através da demonstração física da não ocultação dos ideais e sentimentos perante o outro e perante o próprio.

4º CORAGEM (Yuuki) - Não só constitui aquilo que permite resistir ao sofrimento e perigo, mas também uma demonstração de respeito para com o desafio permitindo ultrapassar os sentimentos de Medo.

5º BENEVOLÊNCIA (Shinsetsu) - Esta é uma característica que demonstra Coragem através da criação de um estado de espírito com foco no outro, no futuro, no ambiente e na vida.

6º HUMILDADE (Ken) - A Humildade é um requisito obrigatório para ser possível a prática da Benevolência com Sinceridade. Tal característica representa a autenticidade do próprio sem apelo à vaidade e ao orgulho.

7º JUSTIÇA (Tadashi) - Virtude que deriva da Lealdade, Honra e Sinceridade e significa a aplicação equitativa e moralmente correta dos princípios éticos e valores morais em todos os aspetos da vida.

8º RESPEITO (Sonchoo) - Princípio evocado pela Justiça, que permite a abordagem dignificante de tudo o que constitui o mundo, sem qualquer julgamento pejorativo dirigido à condição evidenciada.

9º AUTOCONTROLO (Seigo) - Característica essencial de um karateca, desenvolvida ao longo da prática da Arte Marcial e significa o controlo dos próprios instintos, pensamentos e sentimentos, sendo a Honra e o Dever os pilares que possibilitam o aperfeiçoamento deste princípio ético.

Tais princípios ético-morais também se refletem nas regras fundamentais de um Dojo (Dojo Kun) formulados pelos respetivos Mestres ou adotados os de Mestres anteriores de acordo com o que se pretende ensinar aos alunos.

VOLTAR

Sport Clube Beira-Mar

O Sport Clube Beira-Mar é um clube eclético português com sede em Aveiro, nomeado em alusão ao bairro aveirense com o mesmo nome e oficialmente fundado na Passagem de Ano de 1921 para 1922, numa sessão que começou na noite de 31 de Dezembro de 1921 e que culminou no dia seguinte, 1 de Janeiro de 1922.

Contactos

Sport Clube Beira-Mar
Rua Campeão das Províncias
3800-121 Aveiro - Portugal

234 020 227 (chamada para a rede fixa nacional)

geralmascara@beiramar.pt